segunda-feira, 9 de abril de 2007

Biografia: Chick Corea

Nascido em 12 de junho de 1941, Armando “Chick” Corea foi um dos precursores do jazz fusion, gênero que é uma mistura do jazz com outros estilos, como, rock, funk, blues, entre outros.

Tocando piano desde os quatro anos de idade, desde cedo já escutava tanto os grandes nomes do jazz como os mestres da música clássica.

Participou da banda de Miles Davis, quando começou o movimento chamado electric fusion, na década de 60, que era aquela transição do jazz para o ‘jazz rock’, participando dos discos Filles de Kilimanjaro, In a Silent Way e Bitches Brew. A partir daí, seu nome ficou bem mais conhecido.

Quando deixou de tocar com Miles, tocou durante algum tempo com o grupo de vanguarda chamado Circle, com Anthony Braxton, Dave Holland e Barry Altschul.

Já na década de 70, formou um dos grupos mais conhecidos até hoje do gênero jazz fusion, o Return to Forever, que atuou entre 1971 e 1977, onde passaram diversos músicos, sempre com Stanley Clarke no contrabaixo.

Chick atuou em vários outros projetos ao lado de músicos como, Herbie Hancock, Gary Burton, Michel Brecker, Steve Gadd, entre outros.

Em 1983, conseguiu reagrupar o Return to Forever e organizaram uma turnê.

Em 1985 formou outra que foi uma das mais influentes bandas do jazz fusion, a Elektric Band, onde foram revelados vários nomes que o acompanharam, como John Patitucci, Dave Weckl, Frank Gambale, Scott Henderson, Eric Mariental.

Utilizando vários instrumentos como, piano acústico, piano elétrico, teclados portáteis e sintetizadores cheios de recursos eletrônicos, criou um estilo único de tocar, com composições cheias de frases e convenções rítmicas muito difíceis de reproduzir, além de frases dificílimas executadas por todos os instrumentos da banda.

Nota-se que seu fraseado, mesmo nas passagens executadas com mais velocidade, é sempre limpo e com objetividade. Seus improvisos são sempre muito complexos, às vezes até, parecendo outra “composição dentro da composição”!

Todas estas qualidades o tornam um dos mais versáteis e técnicos pianistas da atualidade, pois suas composições e execuções demonstram um total domínio de seu instrumento, seja no piano acústico ou nos teclados, no jazz mais tradicional ao fusion, incluindo aí até a música clássica.

Chick Corea, ao longo desses anos, criou uma obra tão intensa, tão diversificada, que existe material de sobra para todos os gostos e estilos, sendo uma belíssima influência musical para quem quer tornar-se um excelente músico!

Este é um vídeo da Elektric Band em 1987, com sua formação mais conhecida: Chick Corea, Frank Gambale, Dave Weckl,John Patitucci e Eric Mariental, executando a música Light Years.