sexta-feira, 9 de março de 2007

Arthur Maia



Iniciou a carreira tocando bateria, até ganhar um baixo elétrico, aos quinze anos.
É sobrinho do baixista Luizão Maia, com quem aprendeu as primeiras técnicas no baixo, e de quem herdou a peculiar sensibilidade que desenvolveu neste instrumento, antes conhecido por sua limitação, mas que teve a partir de Arthur uma nova releitura, passando a ser usado por ele como instrumento não apenas de acompanhamento, mas também de belíssimos solos. Arthur Maia iniciou também uma nova reaplicação do baixo fretless (sem trastes), que o torna freqüentemente solicitado por artistas brasileiros e estrangeiros. Acompanhou artistas como Ivan Lins, Luiz Melodia, Márcio Montarroyos, Jorge Benjor, Gal Costa e Gilberto Gil.

Participou de diversas bandas, como Pulsar, Banda Black Rio, Egotrip e o grupo instrumental Cama de Gato.

Em 1990 gravou seu primeiro disco solo, que ganhou o Prêmio Sharp.

Participou dos principais festivais internacionais tais como o New York Jazz Festival, o Festival de Jazz de Paris, o Montreux Jazz Festival, o Lugano Jazz, o Free Jazz Festival e o Heineken Concerts (Brasil), entre vários outros.

Seu trabalho mescla influências do jazz, funk, swing e reggae.

Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 8 de março de 2007

Cama de Gato



Grupo instrumental carioca formado em 1982, inicialmente, por Paschoal Meirelles (bateria), Mauro Senise (flautas e sax), Rique Pantoja (piano) e Arthur Maia (baixo).
Seu primeiro álbum, lançado em 1986, chamou-se “Cama de Gato” e obteve um grande sucesso não só no mercado brasileiro, mas também no exterior, vendendo ao todo 75 mil cópias, o que, para Música Instrumental Brasileira é muito difícil.
Atualmente a banda é um quinteto, formado por Paschoal Meirelles (bateria), Jota Moraes (piano), Mauro Senise (sopros), Mingo Araújo (percussão) e André Neiva (baixo).

Discografia:
1.Cama de Gato (1986)
2.Guerra fria (1988)
3.Sambaíba (1990)
4.Dança da lua (1993)
5.Amendoim torrado (1998) (indicação para o Prêmio Sharp)
6.Água de Chuva (2002)

quarta-feira, 7 de março de 2007

Duofel



Fernando Melo e Luís Bueno formaram o Duofel em 1978. Seu som é resultado da busca de uma nova sonoridade ao violão, com composições executadas com muita técnica e precisão, buscando sons e melodias às vezes surpreendentes, de uma forma bem criativa.

terça-feira, 6 de março de 2007

Fourplay



É nisto que dá quando grandes músicos emergentes do fusion resolvem se juntar! Esta banda é resultado de um projeto de quatro músicos que já tinham uma carreira consolidada e respeitada. O resultado disso foram músicas muito bonitas, ora pendendo para o smooth jazz, considerado por muitos o "pai do fusion", ora caindo em misturas muito agradáveis de funk com ritmos brasileiros.
Neste vídeo a banda é composta pelos músicos:

Lee Ritenour - Violão
Harvey Maison - Bateria
Bob James - Teclados
Antony Jackson - Contrabaixo

segunda-feira, 5 de março de 2007

Travalíngua


Desta vez foi este grupo carioca que me deixou de "queixo-caído"! Cada vez mais acredito que as coisas mais belas estão escondidas na simplicidade. Para mim, pessoalmente, isto está deixando de ser simplesmente gosto musical, mas uma convicção. Este é só mais um exemplo dentre muitos, de que nossa Música Brasileira possui 'algo mais'. Cada dia fico mais impressionado com a criatividade, musicalidade, enfim, um dom que parece ser natural aos músicos brasileiros. Mais informações aqui.

Hamilton de Holanda



Nossa Música Brasileira a cada dia se supera, em suas várias formas de manifestações.
Para quem ainda não conhecia, apresento a vocês Hamilton de Holanda, que, com seu
bandolim, eleva nossa música alguns 'andares' a mais!